Luísa Jacinto: Véu-Pedra
Data:
As Residências Artísticas No Entulho - RANE - são vocacionadas para artistas emergentes e têm como objectivo abordar os materiais inutilizáveis ou excedentes da indústria, o chamado entulho, enquanto matéria para a criação.
Processo criativo
Convidamos a pensar, intervir, criar ou modificar estes materiais. Aqui os artistas podem usufruir das condições existentes das instalações da ArtWorks, aproximando o processo de criação às dinâmicas operacionais e recursos da fábrica. Assim, os artistas podem intersectar com o gesto da sua prática os materiais excedentes industriais, com o saber técnico e com os equipamentos e processos inerentes a essa relação.
Produção Fabril
O desafio de trabalhar com o entulho passa por lidar com a mutabilidade da matéria, da dimensão temporal e humana. No final, o foco do programa de residências No Entulho da ArtWorks, é a criação de uma plataforma exploratória aberta a acolher e colaborar com projectos em curso por outras entidades.
Residências Artísticas No Entulho
Open
Call
Residência artística UmbigoLAB @ ArtWorks No Entulho
A UmbigoLAB e o No Entulho juntaram-se para promover uma Open Call para a realização de uma residência artística em Novembro de 2024 nas instalações da ArtWorks.
Candidaturas até 31 de agosto.
Para mais informações escreve-nos através do email noentulho@artworks.pt
MATERIAIS, OFICINAS E EQUIPAMENTO
Temos uma equipa multidisciplinar composta por arquitectos, designers, engenheiros, artistas, fotógrafos, artesãos e técnicos especializados. As várias fases de produção contemplam a análise e desenvolvimento técnico e material das obras, passando pela fabricação, embalamento, transporte e montagem até ao registo audiovisual de cada projecto.
Aos residentes é fornecido suporte técnico de serralharia, estufa de pintura e técnico especializado em produção de obras de arte. Também é possível recorrer à reutilização de chapas de ferro e alumínio, planos de vidro, tintas e todo o material que estiver disponível no entulho da fábrica.
LLLLLL
O programa No Entulho está disponível para propor, criar e receber propostas para colaboração. Disponibilizamos e partilhamos os nossos recursos para fomentar e contribuir para o sector cultural. Além de apoiar artistas emergentes, temos como objectivo fortalecer a participação da comunidade operária na elaboração de projectos de natureza artística, impulsionando a partilha de conhecimentos empíricos, artísticos e de outras vivências. Em diferentes formatos, adequados ao perfil dos artistas e das instituições com que colaboramos, contribuímos com a produção de obras de arte, design e arquitectura.
01.Apoios
Este apoio pode consistir, no auxílio no desenho técnico, em assistência técnica durante a fabricação, na cedência de material do entulho da fábrica e na disponibilização de espaço de trabalho e ferramentas. Também disponibilizamos auxílo no embalamento, transporte, montagem. Para pedidos de apoio para a produção artística a partir do preenchimento deste formulário.
02.Casa Aberta
Abertos a receber propostas espontâneas para colaboração num formato livre e aberto. Aqui os artistas podem usufruir da fábrica da ArtWorks para desenvolverem determinada ideia ou projecto específico, de forma autónoma, onde o apoio técnico é residual e pontual. Disponibilizamos um espaço amplo de trabalho, materiais excedentes e um acesso limitado a máquinas e ferramentas existentes. Para propostas espontâneas para colaboração, podes preencher este formulário.
03.Ciclos
Desde 2017, que as RANE organizam ciclos programáticos, um formato de residência de longa duração onde os artistas poderão usufruir das instalações da ArtWorks por um período de 3 meses ou mais. Os ciclos, permitem criar lógicas curatoriais que agrupam e organizam uma série de residências dentro de um mesmo contexto. Neste formato os artistas poderão ser convidados ou selecionados por intermédio de open call e farão parte de um programa de características próprias onde participarão outros artistas e entidades. Através do cruzamento disciplinar com parceiros e outras áreas de criação artística promoveram-se residências conjuntas entre artistas de diversas áreas e entidades externas. Prevê-se que os ciclos ganhem novas formas no futuro.
Desde 2018 que aconteceram 22 residências, com um total de 28 artistas e 9 parceiros técnicos, artísticos, de programação e comunicação. Estas parcerias, manifestam um importante complemento de gestão das residências, dando continuidade a activação de diferentes dinâmicas inter-sectoriais no contexto da criação artística, aspecto central ao trabalho desenvolvido No Entulho pela ArtWorks.
Se pretendes ser parceiro, fazer parte do banco de materiais (BMNE) do entulho, propor uma parceria técnica, de comunicação ou programação estamos abertos a receber propostas, a partir do preenchimento deste formulário.
No Entulho is open to visitors, if you want to know more please contact us.
Parque Industrial Amorim Rua Manuel Dias, 440 4495-129 Póvoa de Varzim
+351 252 023 590
fb@artworks.pt